Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

xicaweb

xicaweb

Mini- férias

Francisca, 22.03.08
Funchal, 22 de Março de 2008

São 8.20 h e está um sol que até dói nos olhos! Que dia magnifico... e o mar! Quem me dera acordar  assim todos os dias... alimenta a alma. Vamos lá comer para começarmos  a nossa jornada de hoje. Vamos conhecer o norte e interior da lha.
Começamos  por Santa Cruz onde paramos na Praia das Palmeiras para beber um café. A praia não tem areia, mas sim pedras. Por isso, aconselho o uso de sandálias porque se não vai doer um pouco.  Seguimos em frente e paramos no Porto da Cruz onde se vislumbra um magnifico 'morro' é de cortar a respiração! A nossa próxima paragem - Santana - conhecida pelas suas casas tradicionais. É obrigatório parar e tirar umas fotos para a posterioridade. Antes de chegar ao Pico parem no Ribeiro Frio onde há um pequena igreja e um riacho. Lá continuamos até ao Pico do Arieiro. A viagem até lá é muito bonita, mas atenção à estrada! São muitas  curtas e não nos podemos desconcentrar com a paisagem. Estamos a 1810 m e está um frio de rachar! Não conseguimos ver o Funchal nem nada, porque está um nevoeiro cerrado, mas vale a pena visitar este sitio. Começamos a descer e a paisagem continua lindíssima. Parámos no Terreiro da Luta (é mesmo o nome da terra) para tirar umas fotos do Funchal. É mesmos lindo!!!
Lá vamos nós até ao Monte onde temos os famosos Carros de Cesto Tobogan . Aconselho a todos a andar nestes carros - não é barato mas é altamente! São 2 kms sempre a descer e  não é sempre a direito atenção às curvas!... mas não se preocupem que os senhores têm tudo controlado. Adorámos!
Só há um senão para quem deixa o carro no Monte... quando se termina a descida temos de subir outra vez! Ou se vai de táxi (caríssimo ) ou de autocarro (atenção porque o autocarro costuma ir para o centro de Funchal, por isso perguntem sempre antes de entrar). Como não quisemos ir de táxi  fomos a pé... 2 kms sempre a subir foi horrível!! Estávamos a ver que nunca mais lá chegávamos . Mas nem tudo é mau... almoçem no restaurante 'Alto Monte'  e peçam as espetadas em pau de loureiro e o bolo de caco. É de chorar por mais! Visitem a Igreja de Nossa Sra do Monte onde está sepultado o Imperador Carlos I da Áustria e aproveitem para tirar mais umas fotos.  Foi um dia muito cansativo, mas valeu a pena!
Por hoje já chega amanhã há mais.
Xau