Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

xicaweb

xicaweb

fotomontagem maratona????

Francisca, 29.06.07

Há cerca de um mês convenci o António a participar num Concurso de fotomontagem maratona organizado pelo Instituto Português da Juventude. O tema deste concurso era escolher dois edificios ( quase só igrejas de Leiria) e retirá-los da azafama da cidade. Lá tirou as fotos, fez as montagens (um pouco à pressa pois o prazo era apertado) e enviou para o IPJ. Não estava com esperança de ganhar, apenas queria aproveitar para fazer algo de que gosta muito: fotografia! Até aqui tudo bem!!

Na quarta-feira recebeu um telefonema do IPJ para ir 5ª feira à 'inauguração' da exposição do concurso e que teria de lá estar por volta das 9.30 da noite. Ok vamos lá ver as fotos concorrentes!!! As fotos estão muito boas e algumas com bastante imaginação. O problema foi o que vinha antes da entrega do 1º e 2º lugar...uma palestra sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes!!Pensamos que iria ser bastante proveitoso, iriamos aprender algo sobre a sua vida e obra. Estavam presentes 3 netos e a investigadora que esta um escrever um livro sobre ele. Mas o que pensamos que iria ser uma bela aula de história tornou-se num verdadeiro pesadelo!!!!!Pior que o pesadelo de 'Elm Street'. A investigadora (que pode ser muito boa pessoa) era uma péssima oradora, muito pouco fluente no discurso, e sem coerência nas suas ideias e datas, sempre a pedir aos netos para verificarem se o que estava a dizer estava correcto. Muito mau, mas os netos foram piores!!Aí quase que cortei os pulsos!.. em vez de falarem da vida do seu avô, falaram da casa dele (que se conseguirem angariar fundos para a fundação) vai ser uma casa museu. Até as plantas da casa mostraram em acetato!!! Eu penso que eles utilizam estas palestras para tentarem angariar fundos!!Mas fazem-no da pior maneira. Talves se aprofundassem a vida e a obra seria mais fácil 'fazerem' dinheiro e realizarem o sonho deles.

O objectivo pelo qual fomos convidados ( a entrega dos prémios) durou 5 minutos e no total saimos do IPJ depois da meia-noite! Estivemos a ouvi-los mais de 2 horas.AÍ...AÍ...

De novo, só aprendi que Aristides de Sousa Mendes viveu em Cabanas de Viriato e que teve 14 filhos!!!...

Não pensem que o estou a criticar, nada disso. Mas não é desta forma que a sua memória vai reabilitada e que as pessoas irão aprender algo sobre ele. Tem de mudar de postura e ter alguma corência nas suas palestras.

Aristides de Sousa Mendes foi um grande PORTUGUÊS que viveu numa das piores épocas da nossa história e sofreu as consequências. Morreu sozinho e na miséria!como muitos dos nossos grandes. No entanto salvou 30 mil pessoas das tropas alemãs na 2ª Grande Guerra Mundial. Devem haver poucos.

 

 Diplomata: 1885 - 1954

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Francisca 02.07.2007

    Preferia uma palestra da 'Ideia Casa'!!! Obrigada pela visita.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.